Metas do Projeto:
- Despertar a paixão para
procurar novas informações
- Aprender sobre os maiores
heróis europeus
- Trabalhar em grupo
- Utilizar ferramentas
modernas no trabalho
A neurodidática é uma nova
disciplina que resulta do cruzamento entre as neurociências e a pedagogia. No
âmbito dos novos conhecimentos sobre o cérebro, interessa à pedagogia e à
educação em geral, saber quais as estratégias que impulsionam o desenvolvimento
cognitivo e melhoram a aprendizagem.
O
objetivo da neurodidática é construir um novo modelo de ensino e aprendizagem
com base na capacidade natural do cérebro e criar, simultaneamente, as condições
essenciais para o desenvolvimento do mesmo. Neste contexto, numa primeira fase identificam-se os processos
cerebrais e neurológicos envolvidos na aprendizagem – perceção, atenção,
memória, motivação, emoção – e, posteriormente, são trabalhadas as estratégias
que demonstram o modo como estas competências cognitivas podem ser dinamizadas,
promovendo uma aprendizagem efetiva e uma atitude mais colaborante dos alunos
nas atividades desenvolvidas na sala de aula.
De
acordo com as premissas da neurodidática, a melhor maneira de aprender a história
de um determinado país é aprender a história de um único homem. Portanto,
durante o primeiro ano do projeto, as crianças debruçar-se-ão na seleção de um
herói local/nacional, segundo o qual os estudantes dos países parceiros vão
aprender a história do país específico.
Pretende-se
fomentar a troca de experiências entre professores e alunos e permitir que o
processo de ensino, envolvendo métodos de ativação do cérebro, possa ser
observado de forma ativa.
Os países
envolvidos no desenvolvimento do projeto são: Espanha, Portugal, Macedónia,
Bulgária, Lituânia e Polónia. Este último é o coordenador.
O projeto
será desenvolvido ao nível do 1.º Ciclo.
Está megafantástico!!!🙌🙌🙌
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